Como utilizar o Xrgb-mini Framemeister


O XRGB mini Framemeister é o melhor upscaler do mercado quando se trata de jogar consoles antigos em uma tv moderna. O aparelho fabricado pela Micomsoft é com toda certeza, o maior sonho dos Retrogamers. Ele possui uma série de opções que a primeiro momento podem parecer complexas, principalmente por conta da maioria das informações sobre ele, estarem em outros idiomas na internet. Na verdade o Framemeister é muito simples de ser utilizado. Como ainda não há um tutorial do aparelho por aqui, neste post colocarei os primeiros passos necessários assim que você liga-lo a Tv.

Acredito que esse tutorial sirva para quem ainda não tem o upscaler e quer deixar tudo pronto pra sua futura compra e para aqueles que possuem o conversor e ainda não sabem muito bem o que fazer com tantas opções disponíveis. Deixarei a descrição do setup que uso em cada console que tenho, incluindo o melhor cabo, diferenças de configuração no brilho, sharpness e o que for preciso pra que você possa extrair a melhor imagem possível em seu console.

Serei objetivo e provavelmente dividirei esse post em duas partes. Dessa forma a leitura não fica tão cansativa. Espero que vocês gostem e fiquem a vontade para comentar.

CONTEÚDO DA EMBALAGEM

1 – XRGB Mini framemeister

1 – Base vertical

1- Adaptador scart jp21

1-Fonte 110v

1- Controle remoto, pilhas e manuais.


CONEXÕES E SAÍDAS.

Entrradas da parte frontal : RGB scart, AV cabo composto e SVideo

Parte traseira: Entrada sd card, saída HDMI, D5 (video componente) + aúdio RCA, duas entradas HDMI, USB  fonte



LIGANDO O XRGB MINI FRAMEMEISTER :

Ok! Desembalando o aparelho, você notará que todas as informações do controle estão em japonês. Não só as informações do controle, mas todos os menus do aparelho estarão no mesmo idioma. Afinal o Framemeister veio de terras nipônicas! Pra facilitar o acesso aos menus pelo controle, você precisará de uma cover plate traduzida, (caso você ainda não tenha, deixarei uma foto com as funções das teclas) que pode ser encontrada no site retro gaming cables e no momento em que escrevo esse post, até mesmo no mercado livre. Colocando a cover plate, o próximo passo é alterar o idioma no XRGB mini.

Basta seguir esses passos:

1. Aperte Menu

2. Aperte para baixo e role a seta até “special”

3. Pressione “OK”

4. Desça a seta até o botão “Language”

5. Pressione “OK”

6. Escolha o idioma com a seta, colocando para o lado direito em “ENG”

7. Pressione “OK”

8. Desligue o Xrgb mini e ligue novamente

Agora o menu estará todo em Inglês.

ATUALIZAÇÃO

Além das incríveis imagem que o Framemeister proporciona. Algo que definitivamente o destaca de outros upscalers do Mercado, são as atualizacões constantes que a Micomsoft traz ao aparelho. Mesmo que as mudanças não sejam tão robustas, cada vez mais elas trazem melhorias significativas na saída de imagem, tratamento melhor das scanlines e algumas outras features. Atualizar o framemeister é um processo simples. Deixarei um vídeo com o passo a passo, pois descrevendo todo o processo pode ficar confuso. Basicamente você vai precisar de um cartão SD de 2G e baixar o arquivo de atualização nesse link, colando direto no cartão SD. Feito isso sigam os passos do vídeo ou vejam a foto: * A atualização é de sua inteira responsabilidade.


CABOS E ADAPTADOR PARA CABOS SCART JP 21 OU EUROPEU

*Nesse post estou deixando apenas as configurações com cabo scart conectado ao Framemeister.  As demais configurações por svideo, Av e video componente irei abordar futuramente.

Antes de ligar seu console preferido, há algo muito Importante que você deve escolher. Talvez até antes mesmo de você comprar o XRGB mini Framemeister. É de extrema importância que você escolha o padrão de cabo scart que irá usar em cada console.

JP21 ou europeu, garantem ótimas imagens na tela! optei pelos cabos no padrão europeu, por conta da grande quantidade em que se encontra na internet e quando se fala em scart europeu, não ná nada comparável ao incrível arsenal que o site Retro gaming cables possui para cada console. Todos os meus cabos vieram do site e posso afirmar que são extremamente bem construidos, se encaixam perfeitamente na parte traseira do console e garantem imagens limpas, sem interferência e aúdio de qualidade. Como não uso cabos no padrão japonês não posso confirmar a qualidade e as diferenças entre as imagens geradas … Embora quem utilize esse padrão, diga que não deixam nada a desejar em relação ao padrão europeu.

O Framemeister vêm equipado de fábrica com o adaptador para cabos JP21. Caso queira utilizar scart europeu basta compra o adaptador nesse link.

*ressalto que nunca se deve utilizar um cabo de região diferente ao adaptador ligado ao Framemeister. Você corre sérios riscos de queimar seu aparelho. Se você utilizar cabos de regiões alternadamente no upscaler, cole uma etiqueta com a descrição do mesmo.

Após esses primeiros passos finalmente você irá curtir seu console antigo no conforto do sofá em uma tela grande.

A MÁGICA ACONTECE

Plug seu console de preferência ao framemeister, clique na função RGB do controle remoto, ajuste a saída de resolução (720p ou 1080P), aumente o som do seu Home theater e ligue o videogame. UFA!

Esse é aquele momento em que você praticamente não acredita nas imagens em sinal puro RGB que estão sendo geradas na tela. E o melhor é que basicamente não há imput lags nos comandos, como em outros conversores genéricos.

Se você já está achando incrívelmente bonito o tratamento de cada pixel na tela, saiba que as configurações podem ficar melhores com essas dicas que irei passar. E o mais legal é que através do cartão SD plugado no framemeister, você pode salvar a configuração para cada console e inclusive nomear pelo seu computador o save data. Segue video com mais detalhes:

Antes de testar as configurações que uso, é importante mudar a saída output color no menu HDMI_SET …. coloque em RGB. Após a ultima atualização ela ficará marcada em “Auto” e pode deixar a imagem embaçada em alguns caso.

Configurações que uso:

SEGA SATURN

Cabo: euroscart cysnc  … cada saturn possui um sistema diferente de sinal, portanto escolha o cabo verto para cada modelo do aparelho. Lembrando que o saturn de botões ovais é o segundo modelo.

Image mode: picture para jogos 240P e Natural para nogos 480P . Alguns games alcançam essa resolução de saída de imagem.

A/D level: 135

Brightness: 28

Sharpness:1

Visual set menu

Auto scaler: off

H scaler: 11

V scaler: 6

Para o uso das scanlines, o melhor é deixar a saída de video em 720P. Em 1080P elas não ficam com aspecto natural. Isso serve para qualquer console plugado.

NEOGEO CD

Cabo: euroscart pure sync

Image mode: picture

Brightness:27

Black: 1

Sharpness: 1

Auto scaler: off

H scaler: 5

V scaler: 6

A/D level: 140

PLAYSTATION 1

Euroscart: luma sync ou sync composite

Image mode: picture

A/D level: 135

Red: 47

Visual set menu

Auto scaler: off

H scaler: 5

V: scaler: 6

DREAMCAST

Toro box + scart male

Para o Dreamcast você precisará investir um pouquinho mais se quiser a melhor qualidade possível. A toro box transporta o sinal 480P vga para a saída RGB e garante texturas incríveis na tela. Plugar o cabo scart original do Dreamcast diretamente no XRGB mini, não é a melhor opção.

Image mode: picture

Screen set: standard

A/D level: 142

Brightness: 26

Gamma:11

Sharpness: 0 ou 1

Visual set menu

H scaler: 6

V scaler: 3

MEGADRIVE 1

Cabo: euroscart composite sync

Image mode: picture

Auto scaler : off

H scaler: 4

V scaler: 6

Brightness: 29

Gamma: 9

Sharpness: 0

A/D level: 131

SUPER NINTENDO

Cabo: euroscart Conposite sync/ csync/ pure sync

Image mode: picture

Auto scaler: off

H scaler: 5

V scaler: y

Brightness: 30 até 36

Gamma: 10

Sharpness: 1

Black: 1

A/D level: 131

Essas são basicamente todas as configurações que uso para os consoles plugados em scart. Se o seu console for padrão PAL, basta mudar as opções no site retro gaming cables. Pois há uma variação no sinal e comprando o cabo errado a imagem não será exibida na tela.

No próximo post irei tratar dos consoles NES, N64 e Gamecube. Alguns consoles ainda não tenho em minha coleção como o 3DO e pc engine mas espero em breve falar um pouco mais sobre eles. Espero ter ajudado com essas informações e até breve.


Fonte: canal Retro core, canal implant games, micomsoft, retro game cables e retro gaming hazard

Anúncios

8 ideias sobre “Como utilizar o Xrgb-mini Framemeister

  1. bibliotecadejogos

    Muito bom! Primeira vez que vejo um conteúdo correto, com informações relevantes… um tal de Velberan fez um vídeo recentemente, mas ele diz tanta besteira, que quem comprar seguindo o vídeo dele, só vai perder dinheiro… Agora o seu conteúdo está excelente.

    Resposta
    1. gamescore Autor do post

      Muito obrigado pelo elogio. Fico feliz que tenha gostado ! Quis realmente informar tudo o que é necessário pra se comprar um Framemeister e configura-lo a Tv. Por ser um conversor cheio de opções ele gera muita dúvida. Em breve farei a segunda parte. Tenho inclusive outra matéria anterior a essa, onde postei onde comprei o conversor. Muito obrigado mais uma vez! 😄👾

      Resposta
  2. Roman

    Top muito bem explicado, queria que você abordasse as outras ligações, S-Video, RCA e Vídeo Componente, o que precisa mudar para exibir a imagem corretamente e em colorido ou tem consoles que não são compatíveis ! Testei um 64 no RCA e Svideo a imagem ficou preto e branco.

    Abraço.

    Resposta
    1. tcarlucci

      Bom dia Roman, tranquilo? Realmente sem modificação RGB, não funciona colorido o N64 pela RCA ou S-video.
      Eu acabei trocando meu N64 Pal-m por um NTSC, e ligo ele na entrada S-video. Fica muito bom! Colorido e uma imagem muito boa. Vale a pena.

      Resposta
      1. Anderson Vidart Roman

        Obrigado por responder, bom saber que estão na ativa ainda. Pois é, não sabia deste detalhe do FM que ele não convertia como uma TV normalmente faz, mas já mandei vir os cabos corretos scart e no caso do 64 estou vendo para fazer um mod no console.

    2. gamescore Autor do post

      Obrigado Roman, fiz o post faz algum tempo e acabei deixando de lado a segunda parte onde ia abordar justamente esse assunto, principalmente video componente. Fico feliz em ter ajudado em algo com a matéria que fiz. A respeito do N64 o tcarlucci disse tudo. Realmente precisa ser um 64 NTSC pra ficar colorido. Esse assunto é bem interessante, creio que devo ter aqui algumas coisas que escrevi sobre isso e vou dar uma revisada pra postar. Vlw!

      Resposta
      1. Anderson Vidart Roman

        Bah que bom que esta na ativa, seria legal se abordasse essas outras conexões, me da uma dica, quero aumentar a tela para preencher mais a minha tv de 47, sei que perde um pouco a qualidade mas queria deixar um pouco maior, sabe me informar corretamente onde tenho que mexer, na altura e largura da tela para preencher mais a tv ? Obrigado

  3. gamescore Autor do post

    Opa! Tudo bem Anderson? Bom normalmente vc pode mexer nas opções de zoom ou nas opçoes de video pelo framemeister onde fica …. normal, standard, normal 1, na opçao screen set, ali muda um pouco o tamanho. Ja na sua tv deve ter opcoes de tela, cheia, 4/3 zoom e normal. Pra ficar grande como vc disse realmente perde muita qualidade, a minha é uma de 50 e deixo nas opçoes normal msm. Mas caso eu queira colocar nela cheia eu prefiro mexer no modo tela cheia da propria tv msm.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s