Desvendando o Xrgb Mini Framemeister

Plugar um videogame com cabo composto em uma TV led, LCD ou plasma é garantia de borrões, imagens esticadas e fora do padrão normal. É um verdadeiro pesadelo pra retrogamers que não possuem uma TV de tubo.  O Xrgb mini Framemeister é um upscaler que permite você jogar consoles antigos em uma TV HD moderna. Ele transforma o sinal analógico de vídeo em digital, através dos cabos scart RGB jp 21 pinos ou europeus. Plugando cabos S-video, video composto ( AV ) e cabo componente ele tb garante uma boa qualidade de imagem, principalmente o Gamecube pela porta D-Terminal do Framemeister. Resumidamente, é a solução definitiva pra quem quer a melhor qualidade de imagem! E o melhor é que ele da adeus aos input lags nos comandos que conversores genéricos possuem! Existem outros upscalers que prometem melhorar drásticamente a imagem usando a mesma conexão com cabos scart. Eu mesmo fazia uso do HDMI converter, e apesar da melhora gráfica que já é um salto, ele sofria com input lags terríveis nos comandos e borrões na imagem. Depois de usar o framemeister afirmo que não há nada melhor no mercado!

img_0740

Antes de realmente comprar o aparelho, foram alguns meses de pesquisa e muitos vídeos pra entender melhor o que ele proporciona. É um investimento relativamente alto, porque além do upscaler, você vai precisar dos melhores cabos scart se quiser uma sincronização perfeita. Alguns consoles como o Gamecube, que apenas a versão europeia possui conexão scart RGB, você vai precisar desembolsar uma grana se quiser ter um cabo video componente ( por sorte tenho esse cabo a 3 anos ) que hj é um dos mais raros e caros acessórios do aparelho. Aconselho a quem estiver interessado pesquisar bastante, antes de trocar a Tv de tubo pra uma TV moderna. Meu interesse surgiu porque sempre queria jogar em uma TV maior e com a melhor imagem possível, porém investir em uma Tv de tubo 29 ou 34 polegadas é praticamente impossível pelo espaço que tenho em minha casa. Preciso ressaltar que alguns aparelhos não possuem saída RGB nativa e necessitam de modificação no Hardware pra que vc possa tirar o melhor proveito do Framemeister. Nes e Nintendo 64 são os que mais sofrem com a falta do sinal RGB!

Não digo que eliminei a minha TV de tubo, até pq ainda tenho alguns consoles que jogo na Minha CRT 21 polegadas, mas o Framemeister é impressionante! Possui uma série de configurações, é possível salvar perfis pra cada consoles e atualizações são lançadas com frequência pro aparelho.
A compra foi feita pelo site solaris japan que possui invoice amigavel e graças a isso mesmo com frete expresso por EMS Não fui taxado.

Segue alguns links de canais do youtube que me ajudaram muito a entender tudo o que se pode fazer com o aparelho . Segue links úteis pra compra dos cabos scart e a Toro box VGA que permite ligar o Dreamcast ao XRGB mini. Não esqueça de comprar no site retro game cables o cover em inglês para o controle remoto do framemeister. De Fábrica as instruções são todas em Japonês.

Em breve trarei as configurações que uso e as melhores opções de cabo para usar no XRGB mini. Minha consideração final é de que não há nada melhor pra se jogar consoles antigos com extrema qualidade de imagem. Impressiona muito e os pixels saltam da tela com cores vibrantes. Vale a pena o investimento! O framemeister mudou minha vida!

Solaris Japan ….. https://solarisjapan.com/

Canal: My life in Gaming … http://youtu.be/43dzrCAfU3A

Cabos scart Rgb … https://www.retrogamingcables.co.uk

Toro box Dreamcast … http://www.beharbros.com/#!toro/cfom

Fotos tiradas da tela da minha Tv.  Pixels perfeitos!

 

 

21 ideias sobre “Desvendando o Xrgb Mini Framemeister

  1. Lucas Vieira

    Ola, obrigado pelas informações mas tenho duvidas no game cube, pois em alguns lugares dizem que o cabo D terminal é o melhor jaque é compativel com framemister, outros dizem que o componente com adaptador femea do D terminal perde qualidade e que o componete direto na tv seria a melhor imagem possivel. Você teria uma opinião mais clara em qual método se consegue a melhor imagem?

    Resposta
    1. gamescore Autor do post

      Olá lucas tudo bem? Desculpe a demora. Bom o Gc preciso testar melhor pq pra ser sincero quase não o jogo. Tenho jogado bastante Mega e snes pelo framemeister. O cabo componente do Gc direto na minha tv não fica tão bom pq minha tv é de 50. Quando tinha a tv de 40 ficava excelente ficava até surpreso. Pelo framemeister quando testei com o D-terminal me pareceu bem melhor mas vou fazer mais alguns testes e te falo com toda certeza 😄. Vc já têm o framemeister?

      Resposta
      1. bibliotecadejogos

        Boa tarde amigos, primeiro, ótimo conteúdo sobre o aparelho, parabéns! Voltando ao D-terminal, eu uso ele no Playstation 2… sai cabo Vídeo componente do PS2 e entra no D-terminal do framemeister e eu gosto muito da imagem, pelos filtros, e tudo mais que o framemeister dispõe, eu gosto mais da imagem passando por ele do que ligar na Tv direto.

  2. gamescore Autor do post

    Obrigado ! 😄Realmente pelo framemeister a imagem ganha um trabalho muito melhor. Te aconselho a investir quando puder, no scart do ps2. Vc vai notar uma diferença significativa 👾

    Resposta
    1. Thiago

      Eu tenho um cabo para Playstation… eu uso no 1, o Playstation 2 eu preferi usar o vídeo componente via terminal D, por conta da resolução de saída maior do PS2, e o scart não chega na resolução, mas vou um dia testar para ver a diferença de cores. Abraço!

      Resposta
  3. Marcelo

    Olá. Maravilha esse Framemeister! Poderia tirar umas dúvidas?

    1) Qual o valor você indicou para o “invoice” da Solaris Japan? Há opção de frete específico?
    2) Você adquiriu os cabos na retrogamingcables.uk? Foi taxado?

    Abs.

    Resposta
    1. gamescore Autor do post

      Olá tudo bem Marcelo? Se não me engano coloquei 61,24$ pra não ficar muito em cima dos 50$ pq se fosse taxado não pagaria tanto. Pedi com o frete expresso na solaris e recebi com uma semana sem taxa. Tive uma sorte danada com isso! Os cabos foram sim no retrogamingcables uk e nenhum deles foi taxado tb. Eu pedia normalmente 3 ou dois cabos por vez dependendo do valor deles. Sempre pedia pra que eles declararem menos tb.

      Resposta
      1. Marcelo

        Td jóia! Já estou pesquisando tb há um tempo o Framemeister e depois de ver a diferença de imagem, fica difícil querer jogar numa LCD com aquelas imagens borradas qdo ligamos direto.

        Não sabia que o retrogamingcables uk tb declarava valor inferior. Muito bom.

        Abs!

      2. gamescore Autor do post

        O framemeister é incrivel! Mudou minha vida. No retrogaming cables só não existe aquela ferramenta que o site da solaris japan têm, em que vc msm coloca o valor que quer declarar. Mas no campo de mensagem eu sempre pedi pra que colocassem inferior a 50 dolares e como gift. Chega bem rapido, assim que eles postam demora em media 4 dias. É muito rapido! Espero ter ajudado 😄…. Qualquer coisa que precisar pode perguntar a vontade. Abs!

      3. Marcelo

        Olá!

        Você viu? O Framemeister será descontinuado 😦

        Mesmo com orçamento apertado, fiz minha reserva lá na Solaris Japan… coloquei “invoice friendly” de 65 dólares. Cruzando os dedos para não ser roubado pelo governo!

        Abs

      4. gamescore Autor do post

        Poxa vi sim, infelizmente a Micomsoft vai terminar a produção mas prometeram ao menos uma leve pra durar um ano. Mas já existe outro conversor que vale a pena tb. Fiz umas pesquisas e o OSSC converter trabalha da msm forma que o XRGB mini e com as mesmas conexões. O único porém é q ele alcança 720P no máximo e o aúdio sai em separado da saida HDMI por um cabo 3.5 estereo. A carcaça dele tb não é tão bonita quanto a do Framemeister ate pq a fabricante do OSSC não é do msm porte da micomsoft. Em compensação o OSSC é mais barato e tem entrada VGA tb. Eu pretendo fazer um texto sobre ele inclusive mais a frente, infelizmente financeiramente não posso fazer a reserva dele pra saber como é pq ando esperando pelo Nintendo switch mas assim que puder vou comprar e fazer um review completo. Ao meu ver a imagem é tao linda quanto no Framemeister. Se puder da uma conferida no youtube 😄 ……. acredito que vc vai receber ai certinho sem ser taxado. Eu tive sorte nisso inclusive nos cabos.

      5. Marcelo

        Ouvi falar do OSSC, vou ver uns reviews…

        Mas será que a Micomsoft não vai lançar um XRGB menor e mais barato? O mercado retrogaming é grande.

      6. gamescore Autor do post

        Eu acredito que sim, talvez não agora pq se não me engano eles estavam com problema de peças pra manufaturagem do Framemeister. Eles inclusive têm outros dois conversores um dele pode ser usado scart mas no padrao japones. trabalha igual o framemeister !!! o XRGB3 … acho que é esse o conversor. Mas é mais caro que o framemeister e mais complicado de usar.

      7. gamescore Autor do post

        Sim, inclusive eu tenho 2 edições. As publicações antigas eu tenho todas as revistas. Ainda devo pegar essa coleção, é incrível!

      8. Jonathan Raphael

        Olá gamescore! Estou pensando em encomendar o meu Framemeister através da Solaris Japan.

        Você não acha que seria mais interessante já declarar o invoice com um valor abaixo de US$ 50,00? Isso não seria o suficiente para não ser taxado?

      9. gamescore Autor do post

        Olá tudo bem Jonathan? Nem sempre isso acontece. Apesar de existir a determinação de que objetos até 50$ não sejam taxados. Em alguns casos dependendo do pacote e principalmente eletronicos são taxados pela receita. Como o pacote do framemeister é um pouco grande, não quis colocar muito baixo o valor. A realidade msm é que tudo depende da sorte ….. Esses dias recebi meu Retrofreak tb comprado na solaris. E coloquei o msm valor de declaração, frete expresso e pra minha sorte passou sem taxação. Mas vc pode colocar abaixo sim sem problema, só não coloque muito abaixo pq eles podem desconfiar. Se puder ajudar em alguma coisa estou a disposição. Abs!

    1. gamescore Autor do post

      Tudo bem Thales? Meu Wii infelizmente parou de funcionar senão poderia te dizer ao certo como ficaria a resolução. Tenho alguns amigos que chegaram a testar porem em jogos do virtual console. A imagem fica excelente, já nos games do próprio console não seu dizer ao certo, mas levando em consideração que no Gamecube fica excelente via cabo componente acho que parte do msm pretexto. Acredito que fique legal tb jogos os games de Wii via componente e framemeister

      Resposta
      1. Thales Trindade

        Tudo beleza gamescore! Obrigado pela resposta. Vou guardar pra comprar um framemeister, visto que TV de tubo aqui em casa infelizmente não dá mais, sem espaço pra nada. Se der certo nos jogos do Wii posto aqui.

  4. gamescore Autor do post

    Desculp pela demora da resposta Thales! Estive andando bem atarefado. Quanto ao framemeister se vc ainda não o adiquiriu fique de olho pq ele ira parar de ser produzido oficialmente. Pela solaris japan vc consegue fazer a pre reserva das ultimas unidades que a Micomsoft vai colocar a venda. Mas fique tranquilo que existe uma outra alternativa muito boa tb que é o OSSC que trabalha da msm forma. Porém vc precisa fazer uma pre reserva. A empresa que produz não é tão grande. Já vi uns videos e a qualidade é muito boa. Mas ainda assim investiria em um framemeister …… segue o link do OSSSC https://www.videogameperfection.com/products/open-source-converter/

    Resposta

Deixe um comentário

